Calendário

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ALFABETIZAÇÃO PARA LEITURA DO MUNDO: TRABALHANDO COM O IMAGINÁRIO

PESSOAL: AQUI VAI O RESUMO DA MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, CONCLUÍDA EM 2002. ACHO INTERESSANTE COMPARTILHAR COM VOCÊS, COMO SUGESTÃO DE LEITURA. É UMA ANALISE FRANCA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO POR MIM, NA OCASIÃO. EM BREVE, DISPONIBILIZAREI  A DISSERTAÇÃO NA ÍNTEGRA, NESTE ENDEREÇO.

RESUMO


Este trabalho é resultado das indagações de uma professora, do 1º ano do ensino fundamental, da escola municipal “Adoniran Barbosa”, sobre o papel da escola e dos educadores em relação às visões de mundo de seus alunos. Compreendendo o processo de alfabetização como possibilidade de leitura de mundo, a professora busca entender a formação do imaginário e procura ampliá-lo, elaborando maneiras de oportunizar outros significados sobre a realidade histórica, ao sistema de imagens e idéias dos alunos.

Com este objetivo, ela escolhe outra forma de trabalhar com os contos de fadas a partir das suas leituras, e das experiências de seus alunos com esse material. Desse modo, abordam o contexto social de produção destas histórias, porém antes de se aventurarem pelo passado, os aspectos sociais contemporâneos são trazidos à sala de aula, para que sejam identificadas as semelhanças entre épocas históricas diferentes. Nestes dois momentos, do trabalho, os alunos significam as temáticas em discussão, a partir das suas significações apreendidas dentro e fora da escola, ao mesmo tempo, se acomodam ou resistem às idéias em circulação, na sala de aula, elaborando, formas de participarem socialmente, e evidenciando a relatividade do poder dos discursos sobre os indivíduos.

O relato e a análise da trajetória empreendida com as crianças, possibilitou a professora compreender os meandros do processo de atribuição de sentido (função do imaginário) pelos alunos às significações compartilhadas, como também por ela, ao escolher os referenciais e as formas de incorporação destes significados à prática pedagógica.

Um comentário:

  1. Leitura do mundo a partir de uma perspectiva não real, imaginária e depois contextualizada históricamente passado e presente... muito interessante! Lerei a sua dissertação sim, bjs.

    ResponderExcluir